Dicas que você precisa saber para manter a coluna reta nas atividades diárias

Carregar sacolas, bolsas pesadas, dirigir, escovar os dentes, calçar os sapatos, entre outros são atividades rotineiras e que executamos sem prestar muita atenção. No entanto, faze-las da maneira errada torna todo conjunto de ações diárias um verdadeiro inimigo da coluna. Os erros posturais relacionados a elas podem causar desconforto e dor em toda coluna, na região lombar, torácica e até cervical.

Confira abaixo como realizar algumas atividades do dia a dia da maneira correta:

  1. Levantar da cama corretamente
    Evite flexionar o tronco, já que isso prejudica a sua coluna lombar, causando-lhe tensão. Procure deitar de lado e sentar-se na cama com a ajuda dos braços.
  2. Pegar uma criança do chão
    Para manter a coluna alinhada, flexione os joelhos até que um deles encoste o chão, mantendo a coluna ereta. Dessa forma, o peso do seu corpo estará distribuído. Fazer flexão de tronco sem flexionar os joelhos sobrecarrega a sua coluna.
  3. Colocar sacolas pesadas no carro
    Flexione os joelhos, mantendo a coluna ereta. Assim, você evita fazer flexão somente da coluna e, desse modo, sobrecarrega-la
  4. Escovar os dentes ou lavar a louça
    Flexione um joelho e vá alternando com o outro, mantendo a sua coluna o mais ereta possível. O ideal é que a pia esteja na altura do seu umbigo
  5. Colocar sapato
    Sente-se e coloque o pé em um apoio mais baixo, prestando atenção para manter a coluna alinhada. Evite flexionar de forma exagerada a sua coluna
  6. Andar de bicicleta
    O segredo é manter a coluna sempre ereta, evitando flexiona-la
  7. Dirigir
    ao dirigir, mantenha sua coluna o mais próxima possível do assento, deixando-a alinhada e apoiada. Deixe seus pés semi-flexionados ao tocarem os pedais