Cinco benefícios que você está adquirindo ao praticar Pilates

Sendo uma técnica que trabalha, simultaneamente, o corpo e a mente, o Pilates tem motivos de sobra para estar entre os tipos de exercício mais indicados pelos médicos.

Confira abaixo os cinco benefícios principais ao praticar Pilates:

1) Combate o estresse
A disciplina com relação ao ritmo respiratório e concentração exigidos durante uma sessão de Pilates possibilitam o paciente a ter maior controle sobre o próprio corpo, lidando melhor com situações de ansiedade, nervosismo e estresse;
2) Ameniza dores
O Pilates é frequentemente recomendado como uma forma de tratar dores, principalmente nas costas, já que os exercícios promovem, com precisão, o alinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal. Isso permite com que o paciente deixe de forçar as costas ao realizar esforços físicos. Além disso, exercícios de fortalecimento e alongamento contribuem para a reabilitação de diversas patologias;
3) Melhora a respiração
A pessoa com estresse ou ansiedade constante, situação comum nas grandes cidades, costuma interromper a respiração normal, promovendo um bloqueio no músculo do diafragma. O fato do Pilates trabalhar a musculatura respiratória permite com que o paciente reaprenda a inspirar e expirar de forma precisa;
4) Melhora a flexibilidade
O Pilates envolve, através de seus exercícios, o alongamento global do corpo, trabalhando a extensão de músculos e articulações. Com sessões frequentes, fica cada vez mais notável a melhora na flexibilidade do corpo do paciente através de atividades cotidianas, como amarrar sapatos ou vestir uma calça;
5) Previne fraturas osteoporóticas
Sendo um grande aliado na prevenção de fraturas ocasionadas pela perda de massa óssea, o Pilates é recomendado na precaução da osteoporose. O método aumenta a força muscular, ajudando a modelar a estrutura óssea.